Seguidores

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Sono,ansiedade,Nutrientes

Existem dois hormônios que fazem a regulação do apetite e do sono que são: a serotonina e a melatonina, respectivamente.

A serotonina desempenha um importante papel no sistema nervoso, com diversas funções como a liberação de alguns hormônios, a regulação do sono, da temperatura corporal, do apetite, do humor, da atividade motora e das funções cognitivas. A serotonina é responsável por melhorar o humor tem sido relacionada a aumento do desejo de ingerir doces e carboidratos.E é justamente nas alterações deste hormônio que aparecem depressão e TPM( tensão pré-menstrual).
Quando você estiver ansioso ou deprimido, observe se recorre a massas ou doces. Se houver falta de autocontrole e você estiver sempre desejando ingerir carboidratos e doces, pode ser uma indicação de um desequilíbrio da taxa de serotonina no cérebro,o que é muito comum.

Por isso, uma boa noite de sono é fundamental,sendo indicado pelo menos 8 horas por dia,assim,evitando a irregularidade,se é que podemos dizer assim,contribuindo sempre um bom equilíbrio para nosso organismo.

Mas não é só isso...
Como sempre digo:"Somos o que ingerimos"...certo?
Devemos sempre ingerir tais alimentos para sintetizar a serotonina,e os alimentos principais são: banana, feijão-preto e oleaginosas.
Há necessidade maior de alguns nutrientes,tais como:

-carboidratos de boa qualidade e integrais.

-Ácido fólico: encontrado em vegetais folhosos verde-escuros, gema de ovo;

-Vitamina B12: encontrada em produtos de origem animal;

-Vitamina B6: Encontrados em em cereais integrais, oleaginosas, aveia;

-Magnésio: Encontrados em vegetais folhosos verde-escuros, oleaginosas, cereais integrais;

Portanto,vamos aumentar o consumo de nutrientes???A natureza é tão rica né gente? Ela não seria egoísta a ponto de nos deixar faltar algo né?Costumo a dizer que:Quanto menos for modificado pelo homem,mais devemos ingerir!!!!claro que nas suas proporções adequadas e individuais SEMPRE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário