Seguidores

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Aliados a nossa Saúde


 
Oleaginosas são:
 castanha do Brasil, castanha de caju,amendoim, avelã, amêndoas, nozes, pistache, etc.

 Trazem tantos benefícios para saúde,e quase ninguém os consomem ,principalmente  quando é associado a uma alimentação saudável.
São ricas em ácidos graxos monoinsaturados que auxiliam o controle dos triglicérides,ajudando também no controle do colesterol ,assim,  diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.
 Além disso, as oleaginosas são ricas em  vitamina E, selênio e manganês, que atuam como antioxidantes,combatendo radicais livres.
 As oleaginosas também são ricas em magnésio,que ajuda na   entrada de cálcio nos ossos, contração muscular, ação antiinflamatória, e regulação da pressão arterial. A arginina, também presente em quantidades interessantes nas oleaginosas, atua como importante vasodilatador.
-Ajudam também a prevenção de câncer, auxiliam na manutenção da estrutura e equilíbrio da massa óssea e muscular, além de também  serem antiinflamatórias. Ou seja, a soma destes fatores e ações auxilia o emagrecimento.
 A quantidade também dependerá dos outros componentes da alimentação, pois é preciso equilibrar a quantidade de nutrientes e proporção entre as gorduras saturadas, monoinsaturadas e poliinsaturadas. Normalmente uma variedade de 5 castanhas ao dia já traz muitos benefícios, entretanto, em uma única castanha-do-Brasil já possui a quantidade de selênio necessária para todo o dia, então, o ideal seria uma variedade entre as oleaginosas e não o consumo de uma fonte única.
Podemos consumí-las batidas em um suco,ou numa vitamina,ou salpica-la sob a refeição,além de ajudar no tempero,sabor da comida ,ou até mesmo uma porção de oleaginosas sortidas, que pode ser um dos lanches intermediários do dia-a-dia.  Ou seja, inclua essas oleginosas em seu dia-dia!Claro que com moderação,sempre na medida certa e com orientações de profissionais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário