Seguidores

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

Não há receita mágica,não há fórmula mágica,mas existe sim,plano alimentar para as pessoas que abusaram nesse fim de ano conseguir recuperar seu peso normal e ideal!!!
Como???
essa é a dúvida,desespero de muitos....
Então vamos lá....
primeira coisa é:Regularidade e disciplina!!!!!
a pessoa deve ter o  balanço energético negativo,ou seja,ela deve ingerir menos calorias do que ela gasta!!!principalmente para aquelas que fazem  atividade física e acham que podem ingerir mais calorias...isso não passa de um mito!!!
O que não pode faltar na dieta???
-Alimentos integrais!-são carboidratos ricos em fibras solúveis  que ajudam a regularizar o intestino e combatem a doenças cardiovasculares.
exemplo:cereais,pães,arroz.
-Alimentos termogênicos: Ajudam a acelerar o metabolismo e a quebra de gorduras.
Exemplos: gengibre,salmão,vinagre de maçã,canela,chá verde(na medida certa);
-Alimentos Anti-inflamatórios:celulites,obesidade,acnes são processos inflamatórios crônico do tecido pelo alto consumo de alimentos inflamatórios  pelo excesso de gordura,açúcar,refinados.Consumindo alimentos anti-inflamatórios consegue-se melhorar a produção de susbtâncias anti-inflamatórias que ajudará a combater a inflamações e obterá perda de peso.
Exemplos:gengibre,cúrcuma,atum,alho cru.

Você sabia que as pessoas que consomem a chamada “dieta ocidental”  obtêm de 20 até 50 vezes mais alimentos que estimulam a inflamação (pró-inflamatórios) do que aqueles responsáveis por combatê-la (antiinflamatórios)? Pois é!  Isso gera uma produção em larga escala de substâncias inflamatórias no nosso organismo, que acaba com nossas defesas e favorece o aparecimento de diversas doenças como câncer, diabetes, doenças do coração, Alzheimer, alergias, artrite e obesidade.


Por outro lado, os alimentos pró-inflamatórios devem ser evitados ou consumidos com moderação. São eles: alimentos ricos em ômega-6 como os óleos vegetais de soja, algodão, milho e girassol; cereais refinados como pão francês, massas, arroz polido, bolachas de água de sal ou de maizena, fubá e bolo simples; as carnes suínas e bovinas gordas; os embutidos como salsicha, linguiça e salame; os leites e derivados integrais como queijos amarelos, requeijão, creme de leite e manteiga; os refrigerantes, as bebidas alcoólicas e as frituras. Além disso, os chamados “produtos industrializados” são grandes vilões no desenvolvimento da inflamação devido aos diversos corantes, conservantes, aromatizantes, flavorizantes e tantas outras substâncias químicas que possuem.
Agora vejam aqui mais detalhadamente  alguns alimentos antiinflamatórios e que possam começar a melhorar estas alterações no nosso metabolismo como disse acima:
Ômega-3: gordura saudável importante para melhorar a atividade das células, é um poderoso antiinflamatório, ajuda a modular os hormônios em desequilíbrio, aumentam o efeito protetor contra inflamação. Ele ainda tem outros inúmeros benefícios em várias doenças. Suas fontes são sardinha, atum, arenque, salmão, bacalhau, linhaça e abacate.
Gengibre: é um tempero alimentar com propriedades em melhorar diversas doenças, ação relevante na diminuição da inflamação. É importante destacar que o seu consumo deve ser cru já que no calor as substâncias ativas são perdidas. Dica é colcar gengibre nos sucos, saladas, molhos.
 Curcumina: é o ativo do açafrão. Tem ação anticancerígena e antiinflamatória .
Romã: é uma fruta ainda pouco consumida, mas seus poderes são relevantes. Tem ação em diversas doenças e melhora muito a inflamação.
Abacate: poderoso antiinflamatório, antioxidante e ainda diminui o hormônio do estresse, o cortisol.
 Azeite extra-virgem: o ideal é que tenha menos que 0,5% de acidez e em vidro escuro. Em quantidade controlada ajuda a perder peso, diminuir gordura abdominal e melhora inflamação.

Lembrando que não é o alimento que nos faz ganhar peso, mas sim um conjunto de desequilíbrios tanto na quantidade de ingestão quanto em hormônios e outros.

-Realize de 5 a 6 refeições por dia: café da manhã (desjejum), lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Nos lanches dê preferência ao consumo de frutas, caso esteja na rua ou no trabalho prefira as frutas de fácil transporte como maçã, pêra, tangerina, laranja, banana, ameixa fresca, dentre outras;
- No almoço, capriche no consumo de saladas, principalmente as cruas, pois estas exigem mais mastigação, estimulando a saciedade. Prefira o consumo da salada antes das outras preparações. Varie bastante no tipo de salada consumida.
- Beba bastante líquido durante o dia. Faça a ingestão de no mínimo dois litros de águ por dia entre as refeições. Lembre-se que a sede é um dos primeiros sintomas de desidratação, portanto beba água antes de sentir sede.
-Se movimente! Para perder peso, é necessário que o seu organismo aumente o gasto de energia, e isto pode ser alcançado através da prática de alguma atividade física.(sempre com orientação de um educador) Procure um profissional especializado que possa estar te indicando o tipo de atividade física adequada para você.
Não coma com pressa. Realize uma mastigação adequada, corte os alimentos em pequenas porções e mastigue-os bastante, esta prática melhora a sensação de saciedade, porque o cérebro recebe a mensagem de satisfação do apetite;
Não verifique o seu peso diariamente, mas sim semanalmente. Se pesar várias vezes cria uma ansiedade, que pode aumentar o seu consumo alimentar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário